Total de visualizações de página

domingo, 18 de agosto de 2013

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Olá, amigos...
Hoje encerramos as atividades do “Pensando Limpo”!
Gostaríamos de dizer que além de um trabalho acadêmico, este blog se tornou muito especial para nós, e nos ajudou a entender melhor como se faz sustentabilidade de maneira simples e barata.
Esperamos ter contribuído para um “mundo mais verde”, e ajudados vocês – estudantes, empresários, pais e mães, professores, entre outros – a contribuir também!
Na próxima quinta-feira (22.08) estaremos divulgando algumas de nossas ideias em sala de aula, na UFERSA, às 19h00min no prédio de aula do DACS – sala 08.
Nós já estamos colocando nossas ideias em prática... E você? Faça a sua parte também!

Um abraço. Até um dia!

fonte


Equipe do Pensando Limpo

sábado, 17 de agosto de 2013

Consumo Consciente!!

      No dia 05 de junho, a ONU comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente com um alerta: todos os anos, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas, algo que seria suficiente para alimentar 870 milhões de pessoasEsse desperdício aumenta o desmatamento e o consumo de água e de energia, além de contribuir para o esgotamento das áreas pesqueiras.       

    Vocês conseguem perceber que uma coisa está intimamente ligada a outra?! O desperdício aumenta, com isso, o consumo de água e de energia também aumentam, gerando uma espécie de ciclo vicioso ruim para o meio ambiente.



                  Toda essa comida que poderia está alimentando milhares de brasileiros vão parar no lixo!     


        Esse vídeo é pra ilustrar o que venho hoje relatar para vocês, leitores conscientes! Uma pequena ação em reduzir 20% do tamanho do prato em um restaurante em São Paulo, gerou um alerta: NÃO VAMOS DESPERDIÇAR, SIM AO CONSUMO CONSCIENTE!!!!



Um dia verde à todos e até mais!
Thalita Angélica

Mantenha o filtro de seu ar condicionado limpo e ajude a atmosfera!

È isso mesmo! Você sabia que manter o filtro do seu ar condicionado sujo além de fazer mal a saúde também polui o meio ambiente?
Pois é! Cada equipamento de ar condicionado sujo pode lançar até 158 quilos de gás carbônico a mais do que o normal na atmosfera. Agora imagine em uma empresa que existem vários equipamentos de ar condicionado quanto esse descuido de falta de manutenção representa para a atmosfera.


Pois bem, pense limpo e mantenha o seu filtro limpo também!

Veja essa e outras dicas aqui!

Kétura Marrary.

Empresas e Responsabilidade Social: Instituto Ethos

Você já deve ter ouvido falar sobre o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Se você não conhece visite seu site que, inclusive, esclarece, que o Instituto é uma organização sem fins lucrativos, caracterizada como Oscip (organização da sociedade civil de interesse público). 


Endereço da fonte 

Vamos a alguns pontos interessantes deste site ?!

Incentivando a Gestão Empresarial Socialmente responsável...


Empresas cujos valores são percebidos como positivos pela sociedade tendem a ter uma vida longa. Do contrário, tornam-se frágeis, sem competitividade e ficam suscetíveis a riscos de imagem e reputação. Os princípios éticos devem compor a base da cultura de uma empresa, orientando sua conduta e fundamentando sua missão social. . Os princípios éticos devem compor a base da cultura de uma empresa, orientando sua conduta e fundamentando sua missão social.



Fonte: http://www.solucionesim.net/blog/2012/07/consejos-para-una-empresa-competitiva-en-tiempos-de-crisis/
Uma ampla visão sobre o que é a responsabilidade social empresarial (RSE) vai permitir a avaliação do papel das empresas na promoção de mudanças favoráveis às gerações futuras e à construção de um mundo melhor e mais justo. A RSE deve estar diretamente ligada aos valores da companhia e o direcionamento a ela deve estar claro para os empregados, fornecedores e consumidores/clientes, bem como para a própria comunidade e para o governo. Engana-se aquela empresa que enxerga sua responsabilidade como limitada apenas às suas ações diretas. E isso vale também para o governante e para o cidadão comum.


A atuação cidadã e responsável da organização deve considerar o seu envolvimento e os impactos de suas atividades sobre todos aqueles com os quais ela se relaciona: funcionários e suas famílias, clientes, fornecedores, o governo e a comunidade do entorno, entre muitos outros stakeholders (partes interessadas). A adoção de uma postura clara e transparente no que diz respeito a seus objetivos e compromissos fortalece a legitimidade social de suas atividades.

Adotar uma gestão socialmente responsável implica, necessariamente, atuar buscando trazer benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos empregados e promover benefícios para os parceiros e para o meio ambiente, sem deixar de lado o retorno para os investidores. Nesse sentido, a troca e o aprendizado permanentes são tão importantes para a empresa quanto as reflexões internas. Dessa forma, o Instituto Ethos, por meio de iniciativas como os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, tem incentivado as empresas a se conhecerem e a buscar novos caminhos para evoluir constantemente, e estimulado a busca por modelos de governança que atendam à demanda por um modo de produção mais colaborativo.



Endereço da fonte 



O funcionário é um dos mais importantes stakeholders da empresa. Atuar de forma socialmente responsável com o público interno significa mais do que respeitar os direitos garantidos pela legislação. Isso é imprescindível, mas também é necessário investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional, assim como oferecer sucessivas melhorias nas suas condições de trabalho. É preciso ainda respeitar as culturas locais e manter um relacionamento ético e responsável com as minorias e com as instituições que representam seus interesses.



Fonte: http://www.consult-llewellyn.com/stumbling-around-stakeholders/



A preocupação com o meio ambiente é talvez a pedra-fundamental da discussão hoje em prática sobre o direcionamento do processo produtivo para a gestão responsável dos recursos, e não apenas para a geração de riqueza e consumo. Com diversos exemplos em todo o mundo, é possível afirmar que a evolução dos processos da iniciativa privada em relação à preservação de recursos naturais gera resultados mais favoráveis não somente para a sociedade e para as gerações futuras, mas para as próprias companhias, inclusive com ganhos financeiros.

Fonte: http://melhore.me/artigo/911/reciclagem-2


Há anos, sinaliza-se que a principal causa dos problemas sociais e ambientais são os padrões insustentáveis de produção e consumo. Mas a verdadeira revolução no cenário econômico mundial e o equilíbrio entre o poder produtivo e a preocupação com o impacto no meio ambiente dependem de diversos fatores.

Fonte: http://blog.physissda.com.br/2010/10/consumo-sustentavel.html



*Todas essas informações foram retiradas do site do Instituto Ethos

Referência

Instituto Ethos. Disponível em:< http://www3.ethos.org.br/ >. Acesso em: 17 de agosto de 2013.





sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O que você faz com o seu cartucho de impressora vazio?





Hoje já é possível recarregar cartuchos de impressoras facilmente, existem várias empresas no mercado que ofertam o serviço, de recarga para estes cartuchos vazios. Isso pode ser feito também em casa ou na própria empresa dependendo do cartucho. Nas lojas que recarregam cartuchos, você também pode encontrar cartuchos recondicionados, isto é, cartuchos usados que foram recarregados e estão aptos a serem novamente utilizados. No entanto é necessário tomar alguns cuidados quanto à proveniência destes para não acarretar danos a sua impressora. 
Outra questão que merece a nossa atenção o destino final dos mesmos. Os cartuchos de tinta das impressoras comuns, pequenas, daquelas que se compra para casa, são considerados resíduos plásticos e devem ser jogados no lixo vermelho de coleta seletiva. Embora haja outros materiais em sua composição, o plástico está presente em maior quantidade, Embora não seja a solução ideal, já que nem tudo é reaproveitado, é ainda a melhor opção. 
Os fabricantes de cartuchos de tinta têm serviço de recolha do material usado, embora elas ainda não tenham programa de reciclagem que consiga reaproveitar todos os componentes, como plástico, metal, tinta e outros. Nesse caso, a maior parte delas armazena o produto até que consigam desenvolver uma solução e os elementos sejam reaproveitados no processo de fabricação.
Já a reciclagem de cartuchos de tonner, utilizados geralmente em impressoras de grande porte, está mais avançada. A maioria dos fabricantes já consegue reaproveitar quase 100% do material em sua cadeia produtiva. Por isso, basta entrar em contato com a empresa e informar-se a respeito dos postos de coleta.
No Brasil ainda está em discussão uma lei federal sobre o destino dos resíduos sólidos das empresas de tecnologia, por isso ainda mais importante do que dar um destino correto aos cartuchos é usá-los com consciência. Imprimir apenas quando realmente necessário, poupando o gasto de papel e de tinta.
Além de economizar, você ainda esta ajudando o meio ambiente. Pense nisso, pense limpo!

Elaine Maelly

Referência:

terça-feira, 13 de agosto de 2013

A solução pode ser a fragmentação!



Conheço alguns empresários que não sabem o que fazer com as sobras de papel ou cd’s antigos da sua empresa.
Uma solução bem bacana que uma empresa onde trabalhei encontrou, foi adquirir uma fragmentadora de papel, que tritura papel, cd’s, cartões de crédito e outros artigos feitos deste material. A empresa, antes da aquisição, acumulava pilhas e pilhas de impressões que saíam erradas, ou papéis que não serviam mais, em cima de uma mesa, e as ostentava com um cartaz que dizia “pilha do desperdício”. Os papeis acabavam se acumulando, porque não podiam ser reutilizados e nem ir diretamente para o lixo, uma vez que continham informações confidenciais. Até que um dia, alguém sugeriu que comprassem uma fragmentadora de papel! Assim, os papeis poderiam ir para o lixo, pois estariam triturados! COMO ASSIM? IAM TRITURAR O PAPEL, E JOGAR NO LIXO? Aí alguém teve outra ideia: doar os papeis triturados para uma cooperativa que reciclava papel! E ai tudo acabou bem! Solucionamos o problema da “pilha do desperdício” e ainda ajudamos ao pessoal da cooperativa!
Esse problema é muito comum nas empresas, pois há materiais que não podem ser reutilizados, como documentos importantes que não podem viram rascunho “no verso” devido Às informações que carregam, sendo assim, é mais fácil tritura-los, e poder reciclar, vender, ou doar aos recicladores, mas NUNCA, é claro, lança-los diretamente no lixo! Ou seja, a solução pode ser a fragmentação!

Há vários tipos de máquinas fragmentadoras, que se adequam a realidade de cada empresa (e até mesmo da sua casa). Tem vários tamanhos e cores, e os preços são à partir de 100 reais. Confira neste site.

Bia.

imagens

Lâmpada Ecológica Feita de Garrafa Pet!





Atualmente as coisas ecológicas e econômicas são mais comuns do que o normal, estão sempre presentes em algum lugar colaborando para o bem de algo, e agora a novidade é a lâmpada ecológica feita de garra pet.
O material da garrafa de refrigerante já é utilizado para fazer várias coisas como vassoura, móveis entre outras utilidades. Agora a novidade do uso da garrafa pet é na iluminação. Uma garrafa cheia de água colocada no telhado da casa reflete a luz solar para o interior da casa, produzindo uma iluminação natural durante o dia. Além de ajudar o meio ambiente a aplicação dessa idéia pode ainda reduzir sua conta de energia no final do mês.
Como Fazer a Lâmpada Ecológica de Garrafa Pet?
          É muito simples de fazer, e muito utilizada para as pessoas que tem casa escura e precisam ficar com a luz ligada mesmo durante o dia. Ela é colocada geralmente em tetos feitos de telha, por isso se a sua casa for de telha e escura, essa é uma ótima opção.
    Na telha faça um buraco com o formato e a largura perfeita para poder encaixar a garrafa pet dentro. Corte com o auxilio de ferramentas.
    Agora pegue uma garrafa pet normal com a largura exata do buraco na telha e coloque dentro dela, 1 tapinha (use a tampa da garrafa para medir) de água sanitária, e preencha o restante da garrafa com água.
    Após isso tampe bem a garrafa e coloque-a no buraco que foi feito na telha. Para que ela não caia e fique firme, use uma massa (durepoxi) em volta da garrafa, contornando ela e fixando a massa na telha, para que ela se prenda fixamente, faça isso do lado de dentro e fora.

          Agora está pronta a sua lâmpada ecológica, ela economiza energia e ajuda a manter o lugar mais iluminado durante o dia. Conforme o sol bate na água, a água sanitária reage de forma bruta, fazendo com que o reflexo seja maior, então transmite muita luz para o cômodo.
Veja como funciona, assista ao vídeo!!!




Veja como funciona, assista ao vídeo!!!

                                                                                                                                             Elaine Maelly