Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de julho de 2013

COLETA SELETIVA: pratique você também!!


A dica de hoje é bastante conhecida, mas pouco utilizada!
A coleta seletiva é uma prática demasiadamente importante, pois evita que materiais que podem ser reutilizados ou reciclados vão diretamente para o lixo sem passarem por tais processos. Entretanto, a maioria das pessoas não faz a separação do lixo porque não sabe como separá-lo, ou  o que fazer com ele depois de separado.
A coleta é simples: você separa o lixo  de acordo com o seu material de origem, se plástico (vermelho), metal (amarelo), vidro (verde), papel (azul) ou lixo comum (branco). Assim vc pode vender, doar para catadores ou entidades que reciclam, e até reutilizar e reciclar estes materiais também.
Em algumas cidades, a prefeitura disponibiliza carros de coleta seletiva. Em Mossoró - RN, inclusive, as casas recebem adesivos indicando que praticam a coleta, e que os coletores devem ir até lá para recolher o material! Se na sua cidade não passa o carro da coleta seletiva, você poderá depositá-los nas lixeiras que existem, normalmente, espalhadas pela cidade. E se não houver as lixeiras, você separa e faz o que indicamos acima..(vender, doar, reciclar.. etc).  O importante é evitar que materiais recicláveis vão para o lixo!
Algumas empresas fazem a coleta seletiva, inclusive órgãos públicos onde já trabalhei. Comece agora mesmo a coleta aí na sua empresa ou na sua escola, você pode, inclusive, personalizar as lixeiras de acordo com o perfil da empresa, ou o setor que vc trabalha! E o dinheiro obtido na venda do material (caso vocês queiram vender e não doar ou reciclar) pode ser usado para a diversão dos colaboradores, por exemplo: na compra de um lanche coletivo, na realização do happy hour, etc. Se for na escola, o material recolhido poderá ser usado para fabricar os brinquedos mostrados em um post anterior.  Na faculdade, a turma pode reverter o dinheiro para ajudar na formatura.. é assim que a gente faz dinheiro e preserva o meio ambiente!  O MAIS É IMPORTANTE É SER SUSTENTÁVEL!!

Essas lixeiras podem ser compradas pela internet. Os sacos são biodegradáveis (veja no link abaixo).

 

veja as cores de cada material!
coleta seletiva em Mossoró - RN


REFERÊNCIAS DAS IMAGENS:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f8/Reciclagem.jpg/300px-Reciclagem.jpg 
http://sp.quebarato.com.br/sao-paulo/artigos-de-limpeza+casa-e-decoracao+produtos.html
http://www.corde.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/corde/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nImprensa=0&nCodigoNoticia=26201

Até breve...  Ana Beatriz.   

sábado, 27 de julho de 2013

Logística Reversa de Pilhas: Pratique você também!

Bom Dia Pessoal!

Vocês já ouviram falar em logística reversa de pilhas? Pois bem, esse a logística reversa de pilhas foi estabelecida em 2008 com a resolução do Conama nº 201/2008 que estabeleceu a obrigatoriedade de recolhimento de pilhas e baterias usadas como sendo parte dos processos produtivos das indústrias produtoras. A norma prevê o recebimento de pilhas usadas, devolvidas pelo consumidor ao comércio, e encaminhamento, por meio de transportadora certificada, a uma empresa que faz a reciclagem desses produtos.
Um exemplo prático da logística reversa de pilhas é no local onde sou estagiária a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Mossoró, lá o descarte das pilhas são feitos a cada semestre, onde todas as pilhas utilizadas pela delegacias e agências a ela subordinada são recolhidas e enviadas para o posto de coleta (segue abaixo o endereço). 
       



Segue os endereços de pontos de coletas no estado do RN, envie também suas pilhas!

Silvia Maria De Andrade
Rua: Jornalista Djair Dantas Pereira de Macedo, nº 1370
Lagoa Seca - Natal-RN     CEP: 59022-370
Tel: 84 32132345 / 32132345
pseletro@natal.digi.com.br

Tecnobras Tecnologia Ltda
Av. Amintas Barros,  nº 2593
Lagoa Nova - Natal – RN     CEP: 59054-465
Tel: 84 3213-4034 / 3213-4034

tecnobras.service@terra.com.br

Kétura Marrary.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Começando a pensar limpo no trabalho...



Hoje vim mostrar como é fácil implementar as dicas do nosso blog, seja em casa ou no nosso trabalho, enfim... em seu dia-a-dia! Sou estagiária de duas comissões da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-árido) a CPPD e a CPA que são a Comissão Permanente de Pessoal Docente e a Comissão Própria de Avaliação, respectivamente.

Estas foram medidas tomadas na sala onde trabalho. Vejam como é fácil pensar limpo:

Estes copinhos descartáveis foram utilizados e iriam para o lixo, mas, ao invés disso, foram reutilizados, agora servem para guardar nossos clipes e nossos colchetes, além de deixar a sala mais alegre.



Nossos copinhos reutilizados


Nunca mais ninguém deixou as luzes acesas desnecessariamente depois que este aviso foi colocado ao lado da porta.  Ele funciona!


Copiei a ideia do nosso blog e adaptei à minha sala de trabalho, você pode encontrar um aviso como este no endereço: http://sinalizacaofacil.com.br/lojavirtual/products/Placa-Aviso-Apague-a-Luz-ao-Sair.html)  , imprima e cole na sua sala também.



Não só eu, como também minhas colegas, estamos reutilizando nossos copinhos. Utilizávamos cerca de 6 copinhos por dia e agora utilizamos apenas 1. Só nós três tomando esta medida economizamos 15 copinhos por dia.  Outra dica (minha preferida) é levar de casa uma garrafinha de água congelada (para ficar fresquinha por bastante tempo), podendo, inclusive, ser uma garrafinha de água mineral que já foi utilizada e devidamente limpa.
Copinhos personalizados


Sabe aqueles rascunhos que já não servem mais? Aquelas folhas que têm um lado escrito que já não serve mais? Ou mesmo papéis que têm um “cantinho limpo”,  mas você acredita que devem ir para o lixo? Pois bem, aqui fizemos bloquinhos para nossos rascunhos, avisos e até lembretes utilizando as partes das folhas onde não tem nada escrito. Quando o bloquinho acabar, outra dica interessante é reutilizar as espirais, assim você estará ajudando o meio ambiente e economizando.


Bloquinhos feitos de papéis que iriam para o lixo


Este copinho foi utilizado no aniversário de um colega de trabalho, guardei, lavei e transformei em um porta canetas para minha sala (estávamos precisando rs.). E para ficar mais bonito utilizei alguns adesivos que vieram em meu caderno. Minha mesinha ficou muito mais colorida e organizada.



Nosso lindo porta canetas, muito útil e divertido de fazer rs.



Outra dica interessante, que todos podem fazer, é imprimir os dois lados da folha (frente e verso) quando forem imprimir uma apostila, por exemplo. Fazendo isto  você utiliza metade da quantidade de folhas que utilizaria imprimindo em apenas um lado.




Minha apostila de Gestão ambiental e Responsabilidade Social, foram impressos a frente e o verso das folhas


São pequenas medidas como estas que apesar de serem fáceis de implementar no seu dia-a-dia, podem ajudar o meio ambiente e ainda seu local de trabalho.

Jonir Oaiana


Empresas - Modelo.

Bom Dia, Pessoal!


             Hoje, a dica é para aqueles que se interessam e buscam trabalhar em empresas que adotem a sustentabilidade como prática. Depois de pesquisar um pouco pela rede, descobri um site que premia e divulga as melhores empresas com destaque em práticas sustentáveis. Trata-se do Guia Exame da Editora Abril, nele estão os perfis das 20 empresas consideradas modelos pelos membros do conselho deliberativo do Guia de Sustentabilidade da Exame. São 20, incluindo a Alcoa, empresa do ano, que tem destaque especial no site. Olhem o site, são empresas conhecidas no mercado, outras nem tanto, mas que estão fazendo sua parte e contribuindo de forma positiva para um planeta mais verde e sustentável.


       E ainda, "escacaviando" pela net, adorei saber que uma empresa que tanto admiro também é usuária de práticas sustentáveis, me refiro ao SEBRAE. Eles tem um portfólio de micro e pequenas empresas que deram certo tendo como foco principal o "negócio sustentável". Vou deixar o link aqui e a quem se interessar, visitem o site dessas empresas, o ditado é antigo mas se encaixa perfeitamente na situação em que estamos inseridos: "Uma andorinha só não faz verão", juntos somos imbatíveis, se cada um procurar fazer sua parte, nossos netos terão um planeta mais verdinho e uma vida mais saudável para ser vivida. Um dia verde à todos e continuem pensando bem e pensando limpo!


Um dia verde e limpo à todos,
Thalita Angélica


terça-feira, 23 de julho de 2013

Olá, pessoal! Vamos pensar limpo?!


Você sabe a diferença entre Reduzir, Reutilizar e Reciclar?

Estes são os 3 “Rs” da sustentabilidade que representam medidas que podem contribuir muito com o meio ambiente. Muitos segmentos podem contribuir fazendo sua parte e consequentemente se beneficiando dos resultados. Como, por exemplo, criando parceria entre unidades produtivas de lixo e gestoras de coleta seletiva (empresas, escolas, condomínios, etc.) e as cooperativas ou associações que receberão os materiais selecionados encarregando-se de dar a eles uma nova destinação.
Mas é claro que não só unidades produtivas de lixo e gestoras de coleta seletiva podem ajudar o meio ambiente: Nós podemos fazer isso em nossas casas ou mesmo nas empresas em que trabalhamos, enfim... em qualquer lugar! Então vamos entender a diferença entre os conceitos e ainda dar dicas para que você também faça sua parte.

Reduzir: É evitar a produção de resíduos, com a revisão de seus hábitos.

  •  Prefira produtos que tenham refil;
  • Comprem produtos que não venham com muita embalagem;
  • Pensem cuidadosamente sobre os tipos de materiais das coisas que compram, pois se tornam lixo, podendo levar muito tempo para se recomporem.

Reutilizar: É reaproveitar o material em outra função

  • Usem potes de vidro com tampa para guardar miudezas (botões, pregos);
  • Utilizem os dois lados do papel, confeccionando blocos para rascunhos com papéis escritos ou impressos e apenas um dos lados (faça isso no seu trabalho também!);
  • Reutilize envelopes e clipes;
  • Reutilize latas, sacos e embalagens plásticas para vasilhames, produção de mudas e até mesmo brinquedos.
Reciclar: É transformar materiais já usados, por meio de processo artesanal ou industrial, em novos produtos. Transformar embalagens PET em tecido de moletom, vassouras, etc.

Aqui vai uma dica especial para você que quer reciclar. Veja como fazer florzinhas decorativas com garrafas PET:




Referências

SÃO PAULO. Secretaria do meio ambiente. Coleta seletiva na escola no condomínio na empresa na comunidade e no município. Disponível em: <http://www.lixo.com.br/documentos/coleta%20seletiva%20como%20fazer.pdf>. Acesso em  16 de julho de 2013.

Cuidando do Meio Ambiente. Disponível em: <http://cigres.blogspot.com.br/p/reutilizar.html>. Acesso em 18 de julho de 2013.



Jonir Oaiana

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Lembrar não custa nada!



Amigos, a dica de hoje é simples: seja em casa, na escola, na empresa, na faculdade ou em qualquer lugar! Lembrar às pessoas de economizar dinheiro e poupar a natureza, não custa nada! Que tal deixar próximo às tomadas o aviso de “Apague a luz ao sair”? Ou próximo às torneiras: “Feche enquanto passa sabonete”?
Uma dica também é instalar sensores de presença nos corredores ou ambientes pouco frequentados; nas torneiras e chuveiros (o que já é bastante utilizados em empresas e locais públicos). Instalar Janelas de vidro auxiliam na penetração da luz do Sol, ajudando a economizar energia durante o dia; e se na sua casa não tem janelas de vidro, não tem problema! abra todas elas! Melhora a ventilação e a iluminação durante o dia! Assim, economizamos dinheiro e contribuímos para um mundo mais sustentável. 

abraços, e até logo!! Ana Beatriz.



(fonte: http://sinalizacaofacil.com.br/lojavirtual/products/Placa-Aviso-Apague-a-Luz-ao-Sair.html)

quinta-feira, 18 de julho de 2013

14001, o que ser?

Boa Noite, gente!

Vocês já passaram por alguma empresa em que nela está inscrito na faixada: Temos certificação 14.001? Ou até mesmo viram na internet, em sites.. Mas, de fato, será que todo mundo sabe o que significa essa tal certificação com esse número? E qual sua importância? Hoje, vamos esclarecer tudo isso!
A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental, sem esquecer-se do comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos!
Atualmente no mundo inteiro, empresas e países estão impondo que seus fornecedores, principalmente dos seguimentos de química, petroquímica, papel e celulose sejam certificados pela ISO 14001. A finalidade da ISO 14001 é promover a proteção ambiental e a prevenção da poluição com as necessidades socioeconômicas.
A importância de contribuir com o desenvolvimento sustentável é hoje vital nas grandes empresas e mesmo as micro e pequenas estão cada vez mais preocupadas com o assunto. Em primeiro lugar, porque a maior parte das pesquisas científicas demonstra a influência de ações humanas sobre mudanças globais no meio ambiente. Em segundo lugar, mas não menos importante, porque as empresas têm diversos ganhos econômicos com a promoção do desenvolvimento sustentável. Em uma época na qual o governo brasileiro está cada dia mais preocupado com o meio ambiente, desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental resulta em escapar de multas impostas por órgãos voltados à proteção da natureza, como o Ibama, a empresas que violam o Direito Ambiental.

E você caro empreendedor? Sua empresa já tem a certificação ISO 14001? Não? No Brasil, é possível obter a ISO 14001 a custos baixos, com consultorias virtuais como a Templum Consultoria Online (http://www.templum.com.br/). Nestes casos, o empresário pode gastar até 70% menos do que em uma implementação tradicional. E o mais importante é que a qualidade do serviço é garantida.

 até mais!
Thalita Angélica.